31 de dez. de 2010

Significado da figueira e Natanael debaixo da figueira

A figueira foi bastante apresentada na bíblia ao longo da historia de Israel, durante o templo bíblico os Israelitas tinham costume de orar e estudar debaixo da figueira por conta de sua enorme copa e principalmente porque as casas dos Israelitas tinham pouca iluminação e não muito incomum eram "barulhentas" por conta de crianças e animais.

Os sábios chamam à figueira de "a árvore do conhecimento da felicidade e da desgraça" porque era debaixo da figueira que os Israelitas oravam e estudavam a Torá, eram debaixo desta arvore que eles entregavam seu coração e confissão a Deus.
Em João quando Jesus declara claramente que já conhecia Natanael antes mesmo deste ter ciência da pessoa de Jesus, ele confessou que aquele era o Filho de Deus o Rei de Israel.

João 1:47-4047. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.


A figueira, juntamente com a videira, é uma das árvores que simboliza Israel. Há algo peculiar na figueira para simbolizar Israel: ao contrário de todas as outras árvores, a figueira tem como característica única que seus frutos aparecem antes das folhas. É como se a roupa da árvore, a aparência exterior da observância religiosa, as cerimônias e as insígnias do culto fossem apenas o resultado da presença de um fruto real. A experiência com Deus é o mais importante, o demais é roupagem externa e secundária.Um verdadeiro israelita considera mais importante o fruto que as folhas. Nesse caso Natanael é um representante do Israel de Deus da mesma forma que a mulher samaritana é uma representante da Samaria. O texto do evangelho de João parece ser um midrash de Zc 3:10: Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira.
Note que no texto de João não se trata de qualquer figueira, mas "da figueira".

No evangelho de João parece que o movimento foi contrário ao do texto de Zacarias: Filipe convidou Natanael para sair debaixo da figueira e ir conhecer o Messias.

Sobre Natanael embaixo da figueira há muitas especulações baseadas no Midrash Qohelet Rabbah 5:15, que menciona o estudo da Torah embaixo de árvores (você já mencionou isto). Contudo, o mais importante é que Jesus conhece os pensamentos e sentimentos mais secretos de Natanael, Jesus sabe que apesar de Natanael ser um cético, ele é sincero, em Natanael não há dolo, Natanael não é um figueira cheia de folhagem e sem frutos. Enfim, Jesus conhece o que há de mais secreto em Natanael, por isso este conclui que Jesus é o messias.


3 comentários:

  1. Achei muito interessante as informações e aprendi um pouco mais.Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Creio que a palavra de Deus...nós da vida é vida em abundância..o interessante nesta passagem de jo.1.47 e que Jesus já conhecia a Natanael,como me conhece e te conhece, Ele esquadrinha nosso coração. Temos que entregar todos nossos mais profundos sentimentos,e temores nos pés do Senhor Jesus Cristo e Ele vai nos confortar

    ResponderExcluir